terça-feira, 12 de julho de 2011

O GIGANTE ADAMASTOR


1. Quanto tempo tinha já passado quando se inicia a narração do episódio do Adamastor? (ver estância 37)

R: Já tinham passado cinco dias.


2. Com que imagem se parece, de início, a figura do Adamastor? (ver estância 37).

R: No início, a imagem do Adamastor é parecida com uma nuvem.


3. Que sentimentos despertam o aparecimento súbito daquela extraordinária figura? (ver estância 38).

R: Os sentimentos que despertam o aparecimento súbito daquela figura são o medo e o terror. Vasco da Gama teme que dali não venha apenas uma tempestade… e acertou: ali estava o Gigante Adamastor!!!


4. Que caracterização física faz o narrador desta figura? (ver estância 39 e 40).

R: Caracterização física desta figura: Robusta e válida, disforme e grandíssima estatura, rosto carregado, a barba esquálida, olhos encovados e a postura medonha e má, cor terrena e pálida, cheios de terra e crespos os cabelos. A boca negra, e os dentes amarelos.


5. Qual o motivo essencial da fúria do Adamastor? (ver estância 41 e 42).

R: O motivo essencial da fúria do Adamastor é que Vasco da Gama passou pelo mar que não devia e que estava protegido e escondido aos olhos de todos pelo Adamastor.


6. De modo profético, o Adamastor anuncia as consequências que o futuro reserva para aqueles que ousarem ultrapassar o território á sua guarda. (ver estância 43).

6.1. Refere-as sucintamente.

R: Todas as naus que lá passarem serão destruídas.


7. Que história de amor viveu e sofreu o Adamastor? Reconta-a, de modo resumido. (ver estâncias 52-59).

R: Adamastor apaixonou-se por Tétis quando a viu a aparecer nua na praia. Seria impossível alcançá-la, pois Adamastor era feio e a única hipótese de recuperá-la era conquistá-la por armas. Doris, mãe de Tétis, prometeu a Adamastor que iria ter em seus braços a deusa que tanto queria se este decidisse não avançar para a guerra. Numa noite, Tétis aparece nua à frente de Adamastor, este corre para ela, abraçando-a e beijando-a na face e nos cabelos. Nisto, acorda, e dá de frente com um penedo. Uma triste ilusão, esta, acabando ele, decepcionado, por ficar ali estacado a olhar de frente para o penedo, tornando-se ele próprio num rochedo.

Daí, Adamastor sai do lado de Vasco da Gama, chorando, sabendo que nunca mais conseguirá assustar aquele homem, pois o seu ponto fraco era a sua amada Tétis e Vasco da Gama sabia-o já.


8. Faz a síntese do episódio, num mínimo de 100 palavras.

R: Cinco dias foram passados quando, numa noite em que sopravam ventos prósperos, uma nuvem imensa que escurecia os ares, apareceu de repente sobre as cabeças dos marinheiros. Tão temerosa e carregada vinha, que os seus valentes corações se encheram de medo.
Erguendo a voz ao céu, Vasco da Gama suplicou piedade a Deus.

Uma figura surgiu no ar, robusta, fortíssima, gigantesca, de rosto pálido e zangado, de barba suja, de olhos encovados e numa atitude feroz. Num tom de voz grosso, começou a falar-lhes.
Arrepiaram-se todos, só de ouvir e ver tão monstruosa figura. Disse então o gigante, voltando-se para eles:
“- Ó gente ousadas, mais que quantas no mundo cometeram grandes coisas, tu que por guerras cruas, tais e tantas, e por trabalhos vãos nunca repousas, já que vindes passar sem autorização os meus segredos escondidos, que nenhum humano deveria conhecer. Ficai sabendo que todas as naus que passarem cá encontrarão os maiores perigos.”
Era tão assustador o que ele dizia que Vasco da Gama o interrompeu e lhe perguntou quem ele era.
Ele respondeu:
- Eu sou aquele cabo a que chamam Tormentório, andei na luta contra o meu deus, Júpiter. Fiz-me capitão do mar e conquistei as ondas do oceano.
Apaixonei-me por Tétis quando a vi a aparecer nua na praia. Seria impossível alcançá-la, pois sou feio e a única hipótese de recuperá-la era conquistá-la por armas. Doris, sua mãe, prometeu-me que iria ter em seus braços a minha deusa que tanto amo se eu decidisse não avançar para a guerra. Numa noite, Tétis aparece nua à minha frente, corro para ela, abraçando-a e beijando-a na face e nos cabelos. Nisto, acordo, e dou de frente com um penedo. Uma triste ilusão, esta, acabando eu, decepcionado, por ficar ali estacado a olhar de frente para o penedo, tornando-me eu próprio num rochedo.

Daí, Adamastor sai do lado de Vasco da Gama, chorando, sabendo que nunca mais conseguirá assustar aquele homem, pois o seu ponto fraco era a sua amada Tétis e Vasco da Gama sabia-o já.

No final, Vasco da Gama agradeceu a Deus por o ter salvado do gigante e seguiu viagem.


Trabalho em conjunto por Cátia Peixoto e Sara Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário